O PODER ABSOLUTO DO DR. FRANCIA

 
Autor: Bruno Soerensen
 
Ficha Técnica:
ISBN 85-86127-64-7
Livro  em  PORTUGUÊS
BROCHURA 
1998 
128 pág. 
 
 
Editora: Arte & Ciência - UNIMAR 
Catálogo sistemático: 1- Paraguai: História: Século 19  2- Política e governo: Paraguai: 1804-1840  3- Francia, José Gaspar Rodriguez de: Paraguai: 1804-1840 
O poder absoluto do Dr. Francia resgata uma visão histórica do Paraguai, fascinando-nos pela riqueza multifacetada do universo que recupera, pelas ações e dramas do cotidiano, captados pela argúcia e sensibilidade do autor na reconstrução do real.
O Dr. Bruno Soerensen realiza, nesta obra, uma feliz e bem sucedida incursão pela história de seu país, levado pelas lembranças da infância, pelos relatos de seus familiares e pela pesquisa de fatos e acontecimentos, muitas vezes envolvidos por mistérios e intrigas. Pesquisador emérito, com atuação reconhecida no Instituto Butantã de São Paulo e publicações científicas relevantes - como, por exemplo, Animais Peçonhentos, Os riscos da transfusão sangüínea e Vacinas - continua sua brilhante carreira acadêmica como professor universitário e pesquisador, sendo, atualmente, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Marília.
O personagem principal retratado nesta obra - Dr. José Gaspar Rodrigues de Francia - é enfocado em sua complexidade de herói/mito, controvertido e discutido, revelando-se, por vezes, o ditador endurecido mas sempre o administrador racional, o patriota exaltado, o homem que entrega sua vida à construção de seu país, aparecendo-nos ora como herói, ora como vilão, dependendo dos olhos que o vêem e das versões dos fatos que se sucedem.
O autor consegue ordenar a matéria pesquisada e recuperar a história de uma época, procurando revelar-nos a trajetória de vida de um personagem histórico, que deixou profundas marcas na história do Paraguai, com sua presença e ideais, com a reiterada luta para fazer de seu país uma nação independente, livre das ameaças imperialistas de seus vizinhos.
A recuperação da história faz-se com sensibilidade e envolvimento, mostrando-nos as tênues e discutíveis fronteiras entre história e ficção, realidade e mito. É preciso reviver os fatos, procurar o que está por detrás, decifrar os interstícios de tempo que os documentos não cobrem e conseguir ver o pulsar da vida, a verdade em seus diversos ângulos, sob a ótica do autor, que tem que recriar ações, fatos e pensamentos através de sua própria imaginação.
É por isso que a leitura deste livro nos seduz e nos envolve. É exatamente porque não temos uma única visão referencial e histórica de um ditador, mas antes o olhar humano sobre outro ser humano, que, com suas qualidades e defeitos conseguiu construir as bases de seu país e os primórdios de uma nação.
Vamos, pois, à leitura da obra, que falará por si muito melhor do que qualquer de nós possa fazê-lo, levando-nos a vivenciar, juntamente com seu autor, a formação das raízes da nacionalidade guarani. É ler e conferir.

Marília, julho de 1998
DRA. SUELY FADUL VILLIBOR FLORY*
Profa. Adjunta, Livre docente em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Unesp e Diretora da Faculdade de Comunicação e Arquitetura da Universidade de Marília.

 


Volta