Revista da Área de Saúde da Universidade de Marília   Ano 1 - N° 1 - 2001
     
Pacientes especiais são atendidos pela Odontologia
 
Na Unimar, a solidariedade é uma virtude. A Odontologia presta atendimento especial para idosos de asilos de Marília, portadores de paralisia cerebral e deficiências físicas, tanto da comunidade como pacientes da clínica de Fisioterapia da Unimar; pacientes com talassemia, encaminhados pelo Hemocentro de Marília; crianças com distúrbios diversos, vinculadas ao Centro de Orientação Educacional da UNESP/ Marília; pacientes que receberam tratamento por irradiação vindos da cidade de Assis e Marília; portadores de Síndrome de Down da APAE de Garça; bem como pacientes especiais de Marília e região sem vínculos com entidades institucionais. A Unimar promove curso, direcionado a pacientes especiais, aos alunos do curso de Odontologia. Esta matéria é aberta também a alunos de outras instituições de ensino e a profissionais da área.

 
O curso é realizado em um período de 11 meses, com aulas quinzenais. Às sextas-feiras, no período noturno são minìstradas aulas teóricas com conteúdos multidisciplinares, contando também com palestras proferidas por profissionais como: Geneticista, Oncologista, Psiquiatra, Hematologista, Cardiologista entre outros. Aos sábados, nos períodos manhã e tarde, os alunos realizam atendimento na Clínica Odontológica, sob a supervisão da equipe de professores. Após o atendimento clínico, a equipe e os alunos reúnem-se em mesa-redonda, onde são discutidos os casos.
São considerados pacientes especiais todos aqueles que por alguma razão necessitam de cuidados especiais, devendo ser atendidos por um profissional qualificado. Também são considerados pacientes especiais gestantes, hipertensos, diabéticos, hemofílicos, entre outros.
   

     
 

Volta