ROMANCEIRO

 
Autor: Raymundo Manno Vieira
 
Ficha Técnica:
ISBN 85-86127-66-3
Livro  em  PORTUGUÊS
BROCHURA 
1998 
124 pág. 
 
 
Editora: Arte & Ciência - UNIMAR 
Catálogo sistemático: 1- Literatura Brasileira: Poesia  2- Poesia: Século 20: Literatura Brasileira
Os poemas de Raymundo Manno fluem, natural e espontaneamente, revelando emoções, que marcam as várias fases de sua vida, pelas quais não só ele mas todos nós passamos. À identificação ocorre, à medida que percorremos o Romanceiro, cabendo ao poeta expressar e dar sua voz a nós, leitores, que embora calados, compartilhamos das angústias e sensações do amor, da vida, do estar e ser no mundo.
Poderia causar estranheza o fato de que o autor, doutor em medicina, professor e pesquisador universitário, com teses, artigos e livros publicados na área médica, tenha-se voltado para a poesia com clara transparência e linguagem aliciante, para falar das penas do querer, da solidão, da angústia, do comovente drama do cotidiano, do homem que celebra o amor, desprezado ou correspondido, mas sempre intenso e vibrante.
A explicação é simples. Trata-se do ser humano, por detrás do acadêmico, que nos conquista pela verdade, argúcia e sensibilidade, com as quais nos envolve e nos convence. Mais um livro que é a expressão da competência, amor e sabedoria que o autor revela em tudo o que faz.
"Romanceiro do asfalto", "das avenidas", "doido peregrino das desventuras" o poeta transita entre a constatação do inevitável da morte e o renascer pelo amor, que permite que tudo recomece:
"Morres um pouco, em tudo o que é existente, E renasces, sempre, em tudo o que é de amor".
No universo destes poemas, o leitor encontra-se com o autor e consigo mesmo, na comum aventura de viver, parceiros da mesma humanidade, que nos traz alegrias, dores e esperança.
É entre o efêmero das paixões e o renascer da vida, constantemente recomeçada, que os poemas de Manno nos atingem e suas palavras; magicamente, permitem que no coração ele "inscreva estes versos de sentimento candente".

Profª Regina Lúcia Ottaiano Lossasso Serva
PRÓ-REITORA DE AÇÃO COMUNITÁRIA

 


Volta