|
Autor: Sidney
Carlos Aznar
Ficha Técnica:
ISBN 85-86127-29-9
Livro em PORTUGUÊS
BROCHURA
1997
192 pág. |
|
|
|
|
Editora:
Arte & Ciência - UNIMAR
Catálogo sistemático: 1- Ilustração
gráfica 2- Artes gráficas
3- Ornamentação gráfica
Vinheta: do pergaminho ao vídeo apresenta um estudo
da genealogia do termo vinheta. Para chegar a essa genealogia, o autor
realizou uma pesquisa sobre diversas áreas culturais onde aparece
a vinheta. O estudo inicia comentando a simbologia da uva nos textos sagrados
da Idade Antiga, onde a vinheta é considerada sagrada. Na Idade
Média, a vinheta aparece como complemento decorativo das iluminuras,
passando a ser simbólico-gráfica. Essa constatação
é o resultado da interpretação de uma iluminura do
século XV, que serviu como recurso metodológico para o estabelecimento
de relações de conteúdo e de especificidade. O autor
pôde, assim, traçar um paralelo entre as vinhetas das iluminuras
e as vinhetas de abertura das novelas da televisão. Na Idade Moderna,
a vinheta é gráfico-decorativa e, com o advento da imprensa,
dá-se a caracterização do termo vinheta, procedente
do francês vignette e definido como "pequena vinha" (que representa
deus). Com o progresso da imprensa, a vinheta estará presente na
editoração, representada por formas gráficas exuberantes,
sendo, por isso, confundida com o kitsch. Na Idade Contemporânea,
o termo é adaptado para o cinema, o rádio e a televisão,
suscitando controvérsias entre os especialistas da mídia,
que lhe atribuem diversos significados. A partir disso, o autor dedica
parte de seu trabalho para diferenciar vinheta de ilustração,
de marca e logomarca, bem como para analisar e discutir os neologismos
criados em torno do termo pelos especialistas de televisão. Destaca,
também, a importância da vinheta na cultura brasileira, comentando
sua adaptação para as artes plásticas e o processo
de adaptação na pintura, na arquitetura, na arte do povo
e também nas vinhetas de veículos automotores. A parte final
do livro é dedicada ao trabalho de Hans Donner e à importância
dos seus videographics, não só para o Brasil, mas também
para o mundo.
Prof. Dr. Norberto Stori Universidade Estadual Paulista
(UNESP)
|